Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

14/Destaques/grid

Home Layout Display

Posts Title Display

404

We Are Sorry, Page Not Found

Home Page
Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de comunidades rurais com baixo IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) o prefeito de Casa Nova, Wilker Torres lançou o Pro-Semiárido em convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia – SDR, através da Companhia de Ação e Desenvolvimento Regional – CAR e nesta quinta-feira (19/09), em uma Assembléia no Curral Novo, com representantes de todas as comunidades que serão atendidas, ouviu as explicações, cobrou envolvimento das lideranças comunitárias e empenho do pessoal da Secretaria da Prefeitura.

"Apesar da Bahia ter centenas de municípios e milhares de comunidades carentes, Casa Nova e algumas comunidades do interior foram escolhidas para receber os benefícios deste programa do governo, que conta com recursos do exterior, com técnicos capazes de fazer mudar a vida das pessoas e das comunidades. Por isso, contamos com cada um para ajudar a mudar a vida".

Comunidades no município de Casa Nova que serão atendidas: Torre, Anelão, Barro Auto, Belmonte e Curral Novo e as adjacentes: Auto Alegre, Campo Largo, Caro Custou e Ema, Boa Vista e Veredão do Lago. Atividades a serem trabalhadas: Ovinocaprinocultura, Aves, Apicultura e quintais agroecológicos. Total de famílias atendidas no território: 120 famílias. Valor a ser investido pela CAR e FIDA: 350.000,00 mil. Vigência do contrato até 31 de dezembro de 2020 (com previsão de prorrogação de 2 anos.

Equipe da prefeitura através da secretaria agricultura em apoio direto às famílias: 1 Técnico em Agropecuária, 1 Agrônomo, 1 assistente social e um agente comunitário rural que reside no território.

Itens a serem financiados pelo projeto: Cisterna, sistemas de irrigação, instalações de poços tubulares, aquisições de mudas de leucenas e palma para formação de bancos de proteínas, maquinas forrageiras, construções de galinheiros e canteiros para plantio de hortaliças etc.; Assistência técnica; Apoio ao associativismo e cooperativismo; Palestras e visitas de intercâmbios e Apoio na comercialização e processamento dos produtos da agricultura familiar.

Participaram da Assembléia na Comunidade do Curral Novo dezenas de moradores das comunidades a serem beneficiadas, o Prefeito Wilker Torres, o Secretário de Agricultura de Casa Nova, Pedro dos Santos Costa (Vereador Licenciado Pedrinho da Vanda – PMDB), Valério Rocha, Secretário de Cultura e Turismo, Maria de Lourdes Silva Santos, Secretária de Saúde, João Vilinei Oliveira Braga, Secretário de Saneamento e Obras, Valtinei Passos,  Vereador Caçado; Jussara e Emanoel Freitas Amarante da CAR , e integrantes da equipe de Secretaria de Agricultura Pró Semiárido: Cleide Rêgo, Assistente Social; Raimundo Júnior, Engenheiro Agrônomo e Veranildo Eleno, Técnico em Zootecnia.

O projeto Pró-Semiárido: É um projeto de desenvolvimento rural do Governo do Estado da Bahia, com apoio do FIDA – Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola e tem por objetivo melhorar as condições de vida da população rural de municípios do Semiárido baiano.

Atua em municípios com mais baixo IDH-M, com maiores índices de semiaridez e em comunidades rurais consideradas mais pobres. Sua execução é através da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia - SDR / Companhia de Ação e Desenvolvimento Regional - CAR e prefeituras tendo como referência o paradigma da Convivência com o Semiárido e a Agroecologia como princípio fundamental.