Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

14/Destaques/grid

Home Layout Display

Posts Title Display

404

We Are Sorry, Page Not Found

Home Page
O setor agrícola da região do Vale do São Francisco, no norte da Bahia, caminha para ter seus dados atualizados por meio de um censo. A pauta foi levada pelo deputado estadual Tum (PSC) ao secretário estadual de agricultura, Lucas Costa, durante audiência na última quarta-feira (28), em Salvador (BA). O encontro foi acompanhado pelo representante do governo do estado em Brasília, Bebeto Galvão, e pelo prefeito de Casa Nova (BA), Wilker Torres. A demanda passará, agora, por uma avaliação interna da secretaria.

O deputado Tum lembra que a fruticultura, pecuária e a produção de verduras são responsáveis por movimentar boa parte da economia de, pelo menos, dez cidades banhadas pelo Rio São Francisco, a exemplo de Sobradinho, Casa Nova, Juazeiro, Remanso, Uauá, Sento-Sé, Curaçá, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes e Canudos.

Dessa forma, o parlamentar destaca que a elaboração de um censo, que possa dar um retrato do que se produz, do volume da produção e dos empregos gerados, é “uma ferramenta de balizar e definir as estratégias para a adoção de programas essenciais ao crescimento do setor, fortalecendo a agricultura e a pecuária da nossa região, sobretudo porque a geração de empregos no campo requer menor investimento que na indústria, por exemplo”.

Na oportunidade, o prefeito Wilker Torres, apresentou ao secretário Lucas Costa o resultado do censo agrícola realizado em Casa Nova, que confirma a liderança regional do município na produção de frutas, como manga, uva, melancia, e de verduras, como a cebola, e na criação de bode.

Dados
O agronegócio é um segmento econômico tão importante para a Bahia, que 1/4 do Produto Interno Bruto (PIB) baiano provém desse setor, além de 1/3 dos empregos que são gerados na Bahia.