Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

14/Destaques/grid

Home Layout Display

Posts Title Display

404

We Are Sorry, Page Not Found

Home Page
Neste sábado (11), às 9h, acontece uma Audiência Pública no município de Casa Nova, provocada pela prefeitura municipal junto com a Pastoral da Terra, com intuito de regularizar as terras da região. A iniciativa partiu após suspeita de que uma quadrilha de estelionatário de terras esteja atuando na cidade. Representante do município, o deputado estadual Tum (PSC), que apoia a audiência, explicou ao BNews, que uma única empresa detém 1/3 do município, com escrituras de terras de outros proprietários. “Existe a mesma terra que tem seis donos”, disse. 
Conforme o parlamentar, após a audiência será criada uma comissão para analisar caso a caso. “Esse movimento é para criar uma comissão, vai ser feito o termo de cooperação com o Estado para analisar cada escritura, as terras e legitimar quem realmente é o dono da terra. Então esse é o objetivo, envolver todos os proprietários de terra que já identificaram que foram lesados, que tiveram as terras invadidas, não fisicamente, mas no papel”, disse, em conversa com o site.  
Tum afirmou que o caso aponta para uma “quadrilha de estelionatário de terras, especializadas em grilar terra”. Ele alega ainda que a prática causa também uma insegurança jurídica na cidade do interior da Bahia, já que pode ter problemas com eventuais empresas que comprem essas terras visando o investimento no local. 
“Existe uma única empresa de Minas Gerais que está sendo detentora de 1/3 do município. Não é empresa de energia eólica é um estelionatário que está especulando para vender para outra empresa com interesse de construir Parque Eólico. A comissão vai dar o parecer caso a caso, e se for identificado o Estado vai dar o título ao verdadeiro dono”, explicou. 
É esperado para a Audiência cerca de 5 mil pessoas, incluindo representantes do Estado da Bahia, Ministério Público, Polícia Civil, além dos donos das terras e fazendeiros da região. Casa Nova é o 10º estado na Bahia em extensão territorial.